sábado, 28 de agosto de 2010

" Flora de Brincadeiras" em V.N. de Foz Côa

Um dos ex-libris da exposição.

No próximo mês de Setembro, a exposição “Flora de Brincadeiras”, de João Pinto Vieira da Costa, estará patente ao público no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.
Este trabalho contínuo de recolha e criação de brinquedos com suporte no mundo vegetal foi editado na obra “Flora de Brincadeiras”, em 2006, pela Tartaruga Editora. A partir daí, a exposição tem dado continuidade à obra, na sua diversidade e novidade.
Sendo o autor natural de Alpendorada, é notória nesta exposição a marca desta localidade na tradição popular da realização deste tipo de brinquedos.
No seu itinerário, este projecto já esteve presente nos seguintes espaços: Escola Sec. Camilo Castelo Branco - Vila Real (Março de 2006), Museu Carmen Miranda - Marco de Canaveses (Julho de 2006), Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira (Junho de 2006), Museu do Brinquedo de Seia (Agosto -Dezembro de 2006), Centro de Informação eInterpretação do Parque Natural do Alvão - Vila Real (Janeiro - Março de 2007), Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (Abril - Maio de 2007), Escola EB2,3 de Alpendorada (Junho de 2007), Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa (Setembro de 2007), Quercus - Quinta da Gruta - Maia (Setembro de 2007), Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão - Mondim de Basto (Janeiro -Março de 2008), Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar (Dezembro de 2008), Biblioteca Municipal de Penafiel (Junho de 2009), e com o título de Raiz de Brinquedo, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo( Abril - Maio de 2010).

Nos finais de 2009 e inícios de 2010, o autor expôs Presé-pios, no Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

Pelas suas particularidades, estas exposições têm contribuído para a divulgação de Alpendorada e do concelho de Marco de Canaveses.

Recriação de um brinquedo com raizes ancestrais construído com casca de noz, couro, fio, pau de carrasco, engenho e muita paciência. É designado por arraioco, rela ...

Ver mais em:
http://www.cm-fozcoa.pt/cultura/AgendaCultural/Paginas/FloradeBrincadeiras.aspx

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Milho que já foi rei

É cada cada mais reduzido o espaço para a cultura do milho, em Alpendorada, contrariamente aos tempos em que este cereal enchia as arcas de várias quintas. A broa de milho ainda se mantém nos hábitos alimentares, mas já não é feita com a farinha proveniente dos moinhos do Granjão, Vale do Covo e outros subaquáticos. Também os fornos caseiros, que laboravam semanalmente, com a ajuda do "crescente" religiosamente embrulhado numa malga, testemunho de gerações, só abrem portas, esporadicamente para uns assados.


Campo de milho numa quinta situada no lugar do Memorial. (2005)
Espigas, depois de uns banhos de sol durante aguns dias, prontas para serem malhadas.


A arca do milho e a rasa.



Para quem ainda se lembra, este era o momento que antecedia a introdução das broas no forno. Enquanto se aguardava que o forno perdesse um pouco de temperatura, colocavam-se uns bolos baixinhos, com uns bocaditos de toucinho de porco. Com a carne derretida, aí estava um pitéu! Outro bolo, como mostra a imagem, não levava carne. Tinha, sim, pó de canela espalhado no interior. Também era saboroso e, claro, mais saudável.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ARTE NA RUA

No próximo dia 4 de Setembro, pelas 21:30 horas, a Aradum irá realizar um espectáculo de ARTE NA RUA, com teatro, dança e música, pelas crianças e jovens da associação.
A entrada será grátis para toda a população.
Como acessório, haverá caldo verde e bifanas.

Local: Junto ao Edifício Tamega-Douro, na Rua da Tapadinha, perto do Minimercado Rodrigues.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cavaquinhos de Alpendorada na Agrival

Igreja de Alpendorada - Julho de 2010

Aradum - Maio de 2010

Amanhã, dia 26 de Agosto, o Grupo Cantoria actuará na Agrival, em Penafiel, pelas 21,30h. A música marcoense a marcar presença nesta edição da Feira.

O grupo Cantoria tem vindo a sedimentar a sua qualidade, como atestam as prestações dos passados dias 18 de Agosto, em Paredes, e 20, nas festas de Santa Clara do Torrão.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia Mundial da Fotografia



Título: Ondas do Turismo
Local: Fontelas, Rio Douro
Data: 2009
Autor: João Costa

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fumos

Curiosa chaminé construída a partir de elementos da canalização de água de uma antiga azenha, no lugar de Santa Cristina.


Título: Chaminé
Autor: João Costa
Local: Santa Cristina, Alpendorada.
Data: Anos 90.
Máquina: Canon A1

Não me toques.


"Não me toques" é a forte mensagem deste barco para o dedo humano que vai queimando a terra e poluindo as águas.
Título: Não me toques
Autor: João Costa
Local: Junto à Ilha dos Amores , na foz do rio Paiva
Data: Finais dos anos 80
Máquina: Canon A1

Águas vizinhas

Rio Paiva (anos 90)
Fotografia publicada no jornal Chafariz, de Castelo de Paiva, inserida numa reportagem sobre canoagem.

domingo, 15 de agosto de 2010

Cama desfeita

Cama fotografada (com autorização do Sr. António), na Casa de Fontelas, na década de 90 do século XX. É interessante a sua estrutura a fazer lembrar um barco, não fosse esse local um espaço ribeirinho onde existia barqueiro.
Como o tempo não perdoa e a natureza teima em repor o seu estado original, assim era o estado da casa que albergava a cama. ( foto em 1-1-2009)


Os fabricantes de mobiliário poderão tirar o molde que o cultalpendorada não se incomoda, porque, acima de tudo, este é um espaço de partilha de informação da actualidade, história, cultura e tradições de Alpendorada. E fá-lo generosamente e gratuitamente para todos os alpendoradenses (e não só) que se encontram espalhados pelo mundo, esperando somente as suas visitas. Fica, entretanto, um agradecimento especial a todos os colaboradores que, de boa vontade, têm enriquecido este espaço.

sábado, 14 de agosto de 2010

Artesanato

Representação miniatural do "Engenho do linho". Um trabalho de Fernando Costa realizado em xisto e granito.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Camionagem de passageiros - Pedido

Foi-nos solicitada colaboração para um estudo sobre camionagem de passageiros, a propósito da Auto Viação Alpendurada. Já partilhámos algumas fotografias, mas ficaríamos imensamente gratos a todos os nossos visitantes que nos pudessem enviar testemunhos e fotografias do passado dessa empresa.

Email: pintvcost@gmail.com




As presentes fotos foram enviadas por J. L. Covita

Al Pendorada do ar

Serrinha, Memorial, Ordonho... (Agosto de 2004)

Mosteiro e rio Douro (2004).



Local da actual Escola Secundária de Alpendorada. (2004)

Barragem do Tâmega 1 (2004)

Matos. (2004) Em destaque a plaforma situada na albufeira - um excelente espaço de suporte à prática de desportos como a canoagem.

Nota: Imagens gentilmente cedidas por António J. Pereira da Silva,
elemento da J.F.A.M, em 2004.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Douro e prata

Fotografia: J. Costa
Data: 25-07-2010